O BLOG QUE SEMPRE SAI NA FRENTE!!!

O BLOG QUE SEMPRE SAI NA FRENTE!!!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

COMUNICADO


Comunicado

            Canindé acs vem através deste comunicar a todos que fazem parte da MICRO-ÁREA 02 ANCORA DA ESF-XX- CAIÇARA DOS BATISTAS, que a partir desta data 02/05/11, não mais fará nenhum procedimento de enfermagem, tais como: aferição de PA, curativos, injetáveis entre outros.
           Motivos: o mesmo não é inscrito no COREN(Conselho Regional de Enfermagem); Nem tão pouco tem seu trabalho reconhecido pelas instituições públicas municipais.


ATENCIOSAMENTE:
FRANCISCO CANINDÉ DE SOUSA
CANINDÉ ACS
  

terça-feira, 26 de abril de 2011

Dia Nacional de Combate à Hipertensão: Dicas de como conviver bem com ela





Ter, 26 de Abril de 2011
HipertensoNeste 26 de abril comemora-se o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. A hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica não transmissível de poucas manifestações clínicas em suas fases iniciais e fator de risco importante para o desenvolvimento de acidente vascular cerebral (AVC), coronariopatias (doenças do coração), entre outras patologias.
Ocorre quando a pressão exercida pelo sangue em movimento na parede das artérias é muito forte, ficando acima dos valores normais. As artérias são vasos que saem do coração e levam o sangue oxigenado com nutrientes para todas as células do nosso organismo. Um indivíduo pode ser considerado hipertenso quando sua pressão arterial máxima ficar igual ou maior a 14 (140mmHg) e a pressão arterial mínima igual ou maior a 9 (90mmHg).
Entretanto, podemos afirmar que o ideal é mantermos a pressão arterial máxima em 12 (120mmHg) e a mínima em 8 (80mmHg), a famosa medida 12x8. A partir desses níveis a pressão alta começa a causar alterações em órgãos importantes do nosso organismo, como coração, cérebro, artérias, olhos e rins. Capaz de aumentar em até três vezes a possibilidade de infarto e em até sete vezes a de derrame, a hipertensão constitui-se num grave fator de risco para o aparecimento de doenças cardiovasculares. Estima-se hoje que 15% da população brasileira sofre desse mal, cuja ocorrência pode ser elevada com a obesidade, uso excessivo de sal e outros componentes presentes na dieta.
Vários estudos têm demonstrado que o controle da hipertensão arterial reduz significativamente a morbidade e a mortalidade. A maioria deles sugere que o paciente hipertenso se conscientize de que a hipertensão não é curável, mas apenas controlável, o que fará com que se sinta muito mais motivado a tratar-se. É muito comum, por exemplo, que o hipertenso por não ter sintoma algum da doença, resista em tomar medicações. Esta "inimiga silenciosa" aumenta também o risco da pessoa ter um infarto do miocárdio, derrame, insuficiência cardíaca, insuficiência renal e comprometimento por lesões na retina.
Embora não se possa determinar nenhuma causa específica para a hipertensão, sabe-se que diversos fatores podem contribuir para o seu aparecimento. O principal fator é "hereditário" (o indivíduo herda da família o risco de vir a desenvolver hipertensão). Além destes fatores de riscos incontroláveis, fatores ambientais podem aumentar a chance de instalação da hipertensão arterial. Alguns desses fatores ambientais são a ingestão excessiva de sal (acima de 6 gramas diárias), aumento de peso, sedentarismo, excesso de bebida alcoólica, estresse, tabagismo (fumo) e uso de alguns medicamentos. A quantidade de potássio, cálcio e magnésio, gordura, fibra e cafeína na dieta diária, tem efeito no controle da pressão sanguínea.
Vários estudos comprovam que o consumo elevado de sódio é associado com uma alta prevalência de hipertensão e que, uma redução significativa na ingestão de sódio leva a uma queda na pressão sanguínea. Pacientes hipertensos tratados com drogas antihipertensivas podem ter suas dosagens diminuídas ou, até mesmo retiradas, quando aderem a uma dieta com restrição moderada de sódio.
.
Após ser feito o diagnóstico de ser portador de pressão alta, o tratamento pode ser feito com medicamentos ou não, isso vai depender dos níveis de sua pressão arterial, do comprometimento ou não de determinados órgãos e da presença de outras doenças. Portanto, quem pode decidir isso é somente o seu médico.


Driblando a pressão alta
Você pode colaborar para o sucesso do tratamento modificando alguns de seus hábitos.


Peso

O excesso de peso tem grande relação com o aumento da pressão, portanto, se você está com peso acima do normal, ou seja, índice de massa corpórea acima de 25 kg/m2, deve iniciar um programa de redução de peso no qual a ingestão de alimentos de baixo valor calórico deve ser a regra:
Para se calcular o índice de massa corpórea (IMC) usa-se a seguinte fórmula: Peso dividido pela altura ao quadrado: IMC = peso / (altura)2
IMC = peso (Kg)/altura x altura (m)
Ex: IMC = 98/ 1,75 x 1,75
IMC = 32 Kg/m2
Esse indivíduo precisa perder peso, ele está com o peso acima do normal.

O controle de peso é apontado como primeiro passo na prevenção e tratamento da hipertensão arterial.
Muitos estudos demonstram a relação entre massa corpórea e pressão arterial mostrando que, a frequência da hipertensão entre obesos é duas vezes maior do que entre os não obesos, e que, o ganho de peso é frequentemente associado com aumento da pressão arterial.


Fumo

O cigarro é o mais importante fator de risco, prevenível para doença cardiovascular, sendo responsável por 1 em cada 6 óbitos, pois a nicotina aumenta a pressão arterial e acelera a progressão da aterosclerose (depósito de gorduras nas paredes da artéria). Portanto, abandonar o tabagismo (ato de fumar) deve ser a primeira providência do hipertenso.

Sedentarismo
Abandone o sedentarismo. Passe a fazer uma caminhada regularmente de no mínimo 30 minutos todos os dias ou, pelo menos, quatro vezes por semana. Os melhores exercícios para os pacientes hipertensos são: caminhar, nadar, correr e andar de bicicleta. Exercícios como halterofilismo e musculação não são recomendados para hipertensos.
Estresse
Para cada pessoa as causas do estresse podem ser diferentes. O melhor a se fazer é se possível identificar o motivo que está gerando tensão e eliminá-lo. Na impossibilidade, deve-se "administrar" esse problema, através da maneira mais harmônica.


Atividades de lazer
Identifique uma atividade que lhe dê prazer, como ler um livro, pintar um quadro, bordar, participar de atividades sociais ou de grupos de relaxamento. Uma atividade desse tipo poderia ser muito positiva para uma vida normal. Coloque nessa atividade todas as suas energias.


Tratamento
Quando seu médico lhe prescreve um medicamento, você deve tomá-lo rigorosamente conforme foi prescrito, observando as doses, número de tomadas diárias e os horários, pois, se você não seguir as orientações de seu médico, com certeza os tratamentos não trarão os resultados esperados.

Nunca abandone o tratamento, ele é para o resto da vida. Pode ser que com o tempo você tome outro medicamento ou até mesmo lhe seja recomendado um tratamento sem medicamentos, mas isso é uma decisão que somente seu médico poderá tomar.
O tratamento estará mantendo ou melhorando sua qualidade de vida. Portanto, segui-lo corretamente significa viver mais.
Lembre-se do consagrado ditado chinês: "Tenha coragem para mudar o que pode ser mudado, paciência para aceitar o que não pode se mudado e sabedoria para diferenciar uma coisa da outra".

A dieta para quem tem pressão alta
Sal: Diminuir o sal da comida, nunca ultrapassar 6 gramas por dia, ou seja, 1 colher das de chá para toda alimentação diária. Retire o saleiro da mesa e use temperos naturais como limão, cebola, alho e cheiro verde.

Gordura: A relação de ácido graxo polinsaturado/saturado na dieta pode afetar a pressão sanguínea. Em pacientes normais ou hipertensos moderados, um aumento na relação ácido graxo polinsaturado/saturado para 1 ou mais, em dietas com aproximadamente 25% de gordura, tem sido associado com queda na pressão sanguínea. Portanto, para manter essa relação evite gorduras de origem animal, de preferência para óleos vegetais principalmente azeite de oliva.
O mecanismo de ação dos ácidos graxos polinsaturados na pressão sanguínea parece estar associado ao metabolismo do ácido linoleico. Assim, é recomendado que os ácidos graxos saturados da dieta não devem exceder 10% do total energético e que, a gordura total corresponda somente a 20-30% do Valor Calórico Total.
Fibras: Muitos estudos têm sugerido que pode ocorrer uma queda na pressão arterial com o aumento da ingestão de fibras. Não se conhece o mecanismo desta ação mas, acredita-se que quando há um aumento na dieta de alimentos vegetais, consequentemente, há um aumento na ingestão de ácidos graxos polinsaturados, K e Mg que também tem efeito antihipertensivo.
Álcool: O consumo de álcool, apesar de promover um relaxamento, deve ser desencorajado, já que mesmo em pequenas doses ele promove uma elevação na pressão sanguínea. Por isso, para os homens o uso de bebidas destiladas (uisque, vodca, aguardente) não deve exceder 60 ml ao dia; o vinho não deve exceder 240 ml e a cerveja a 720 ml. Com relação as mulheres e pessoa de baixo peso a ingestão alcoólica não deve ultrapassar a metade da permitida para os homens.
Cafeína: A cafeína contida no café tem sido indicada como um possível agente hipertensivo. Esta, porém, pode elevar a pressão arterial apenas momentaneamente. Recomenda-se então, que os pacientes não tomem café uma hora antes da verificação de pressão arterial.



Fonte: Uol

segunda-feira, 25 de abril de 2011

A DIREÇÃO DO NASF AVISA:

 AVISO

Tenho percebido um certo desanimo nas ações de prevenção e promoção da saúde, por isso faz-se necessário o empenho de todos na elaboração de um diagnóstico situacional das USF, até porque em breve teremos que atuar nas Escola com o projeto saúde na Escola o qual Sousa foi contemplada.

conversando com alguns ACS, referiram que tem uma certa dúvida na imunização pensando nisso Dr Ismêmia pediatra, dará um treinamento sobre imunização e em seguida sobre a importancia de aferir o crescimento e desenvolvimento das criança.

No dia 04-05 manhã as 08:00h o treinamento sobre imunização será para os ACS das ESF:

ESF São Gonçalo
ESF Lagoa dos estrelas
ESF Malhada
ESF Pereiros
ESF Núcleo I
ESF Núcleo II
ESF Núcleo III
ESF Z ú Silva
ESF São Jóse
ESF Jd Iracema

No dia 04-05 tarde as 14:00h o treinamento sobre imunização será para os ACS das ESF:

ESF Mutirão
ESF Jd Brasilia
ESF Sorrilandia I
ESF Sorrilandia II
ESF Sorrilandia III (Ciganos)
ESF Centro
ESF N S de Fátima
ESF Alto Capanema


No dia 18-05 manhã as 08:00h o treinamento sobre imunização será para os ACS das ESF:

ESF Guanabara
ESF Várzea da Cruz
ESF André Gadelha
ESF Angelin
ESF Alto do Cruzeiro                                                                          
A presença de todos é fundamental.
ESF Frei Damião
ESF Estação
ESF Bancários

LUÊNNIA KERLY DR. DO NASF !!!

Cai a segunda torre da Igreja Matriz da Cidade de Sousa


A cidade de Sousa acordou nessa segunda-feira entristecida com a notícia da queda da 2ª torre da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios, nessa sexta-feira dia 29 de Abril completaria 4 anos da queda da primeira torre, a torre Norte que ainda está em fase se reconstrução. O desabamento ocorreu aproximadamente as 23 horas deste domingo (24), com a intensidade da chuva que caiu na região de Sousa. O Pe. Milton Alexandre, Pároco da Igreja chegou a presenciar a queda, lamentando o ocorrido. Em entrevista à imprensa ele afirmou que vai pedir com ainda mais intensidade ação do governo estadual na sentido de reconstruir a Igreja que, provavelmente deve ter tido sua estrutura abalada com o desabamento.
O dirigentes do IPHAEP, órgão estadual que cuida do patrimônio histórico do Estado, já foram informados e a população sousense aguarda para as próximas horas um pronunciamento no que diz respeito à reconstrução. Tanto no desabamento da primeira quanto da segunda torre, felizmente, não houveram vítimas.

Confira as fotos:















Texto e fotos: Jackson Queiroga do Sousaemfoco

segunda-feira, 18 de abril de 2011

PREFEITURA DE SOUSA DISTRIBUIRÁ SETE MIL CESTAS BÁSICAS DURANTE A SEMANA SANTA!!!


O prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, anunciou que a Prefeitura, através da Secretaria de Ação Social estará distribuindo a partir desta segunda-feira (18/04) 7 mil cestas básicas, com gêneros alimentícios de primeira necessidade para as famílias carentes de Sousa.
 
Cada cesta básica contém, 2 quilos de arroz, 2 pacotes de macarrão, 2 latas de sardinha, 4 pacotes de fubá de milho e 8 pães, fabricados pelo projeto Mão-na-massa realizado pela Secretaria de Ação Social do município,   e serão entregues para várias famílias, nos bairros mais  carentes de Sousa.

Segundo a secretária de Ação Social e Vice-Prefeita Johanna Estrela, a distribuição priorizará as áreas onde as famílias enfrentam o grave problema da insegurança alimentar, a entrega será feita nas casas, não havendo a necessidade de que as pessoas procurem a Secretaria.

“Estamos entregando durante a Semana Santa, para as famílias carentes do município, através de recursos próprios, provenientes da nossa economia, essas cestas básicas para garantir à população o tradicional ‘Jejum’ da Semana Santa, em um trabalho conjunto entre todas as partes do município envolvidas diretamente com a iniciativa social de nosso governo”. Declarou o Prefeito Fábio Tyrone.
 
As cestas de alimentos serão distribuídas pela Secretaria de Ação Social para as famílias já cadastradas nos bairros mais pobres da cidade a partir desta segunda-feira (18/04).
 
decom

PROJETO VIDAPORVIDAS


Na manhã deste Sábado, dia 16, a Igreja Adventista do Sétimo Dia de Sousa, realizou uma grande passeata pelas ruas da cidade sorriso, para marcar a sexta edição do Projeto Vida Por Vidas.
O Projeto que é realizado simultaneamente em todos os países da America Latina, tem como objetivo promover a doação de sangue, plaquetas e medula óssea, pois como seguidores de Cristo que foi o maior doador universal, entretanto, os Adventistas entendem que lhes cumpre a missão de serem doadores de vida.

A campanha tem uma parceria com o hemonúcleo de Sousa, e neste ano teve o apoio do Corpo de Bombeiros, e da STTRANS, além da imprensa sousense e regional de modo especial do site Folha do Sertão e TV Paraiba.

fonte: folha do sertão

Enigma: Galinha põe ovo com inscrições misteriosas em Sousa-PB





Uma galinha colocou medo e pavor à família de Dona Maria Balbina da Conceição que mora no acampamento dos Sem-Terras, as margens da BR 230, saída de Sousa, interior da Paraíbana manhã desta segunda-feira (18) ao pôr um ovo com inscrições intrigantes.

Quando a Dona de Casa, como costumeiramente faz, foi até o ninho onde a Galinha coloca Ovo, juntamente com uma Pata, encontrou o mesmo com várias inscrições na sua casca, que chamaram atenção de Dona Maria Balbina.

Toda a família ficou assustada com aquele ovo, estranho, e misterioso. As demais famílias que também residem nos Sem Terra foram chamadas para decifrarem o Ovo misterioso, ninguém conseguiu, e outros até se recusaram a tomar o Ovo, temendo ser uma coisa do além, aumentando ainda mais a curiosidade de todos.

A FOLHADOSERTAO foi chamada para comparecer ao local pela população, que ao chegar, presenciou o Ovo com as descrições que ninguém entendia, colocada por uma Galinha de cor vermelha.

Dona Balbina disse que o ovo apresenta inscrições com carimbo, e as letras, PLHI, e uma carreira de outras letras pequenas sem serem conhecidas.

A reportagem conseguiu imagens exclusivas, e disponibiliza para o próprio internauta também estudar o ministério que toma conta dos Sem Terra. Que ovo misterioso é esse?



fonte: folha do sertão

domingo, 17 de abril de 2011

Doenças sexualmente transmissíveis são as principais causas do câncer uterino


Unidade oncológica de RR mostra que dos 59 casos de câncer, no estado, 10 estavam localizados no útero e 49 de colo de útero
A Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon), do Hospital Geral de Roraima (HGR), realizou 20 cirurgias de retirada de câncer uterino em 2010. De acordo com os dados fornecidos pela Unidade, o estado registrou no ano passado 59 casos de câncer, 10 estavam localizados no útero e 49 de colo de útero. Em comparação com os números de 2009, quando foram registrados 98 casos, houve redução de 39,79%.
Segundo o médico cirurgião da Unacon, Anderson Dalla Benetta, desde 2006, a a Unidade é a única de Roraima a fazer tratamento em pacientes com câncer uterino. Ele explica que 95% dos casos de câncer de colo de útero são causados pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), doença sexualmente transmissível (DST). Por isso, mulheres com multiplicidade de parceiros estão mais propensas para desenvolver a doença. " Os outros 5% são de alterações genéticas" , disse.
Além do uso de preservativos durante as relações sexuais, o ideal é que todas as mulheres, com vida sexual ativa, se submetam ao exame de diagnóstico precoce de alteração de colo de útero, isto é, o preventivo, para garantir a cura da paciente. " Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura" , afirma Dalla Benetta.
A maior parte das pacientes com câncer em Roraima é de mulheres com idade entre 40 e 50 anos. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) disponibilizam os exames de preventivo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, as UBS são responsáveis por realizar o rastreamento da doença no estado. Em casos de suspeita de câncer, a paciente é enviada ao Centro de Referência de Saúde da Mulher (CVRSM) onde é feita a investigação do caso.
No Centro de Referência, a paciente recebe atendimento médico e realiza novos exames, inclusive, de biópsias. Por isso, a unidade trabalha em parceria com o Laboratório Central (Lacen). Com a confirmação da doença, a paciente é encaminhada à Unacon para fazer o tratamento.
O médico da Unacon avalia, por meio de exames, o estágio do câncer e define o melhor tratamento. Quando descoberto no início, a paciente é submetida à retirada do tumor. São removidos ovários, útero e tecidos. Se classificado na fase intermediária, o tratamento inicia com quimioterapia seguida de cirurgia. Em casos mais específicos, a paciente é submetida à radioterapia.

QUADRA DE ESPORTES DA CAIÇARA DOS BATISTAS!!!

     PREFEITURA MUNICIPAL DE SOUSA, SECRETARIA DE INFRA ESTRUTURA INICIA OBRAS DE CONSTRUÇÃO DA QUADRA DE ESPORTES DO SÍTIO CAIÇARA DOS BATISTAS, COM INAUGURAÇÃO MARCADA PARA O DIA 10 DE JULHO.
A COMUNIDADE AGRADECE PELA GRANDEZA QUE CONSTITUI A OBRA!!!

canindeacs

sábado, 16 de abril de 2011

DÉCIMA SEXTA COPA RURAL!!!

          CHEGOU AO  FIM NA TARDE DE HOJE, NO SÍTIO SAQUINHO A DÉCIMA SEXTA EDIÇÃO DA COPA RURAL, TROFÉUS MAURO ABRANTES "Dr. MARIZINHO" E JÚLIO CESAR ARAÚJO "CESINHA DE NEGO CHICO", ORGANIZADA E PRESIDIDA POR ALÍRIO JOSÉ DE MELO, COM APOIO DA SECRETARIA DE ESPORTES DE SOUSA, LIGA SOUSENSE DE FUTEBOL E A PREFEITURA MUNICIPAL DE SOUSA.
          A COPA TEVE COMO CAMPEÃO O SANTOS DA MÃE D'ÁGUA, EQUIPE DO GRANDE GOLEIRO LAILSON EM MEMÓRIA, IRMÃO DO ACS LAUCIANO; QUE BATEU A EQUIPE DO MALHADÃO TIME DO PROFESSOR FRANCIMAR PELO O PLACAR DE 3X0.
          ESTE BLOGUEIRO PARABENIZA A TODOS QUE COMPÕEM A EQUIPE DO SANTOS.

acscanindé.

PRIMEIRO SIMPÓSIO DE EPILEPSIA E SAÚDE MENTAL DE SOUSA E REGIÃO.

A PREFEITURA MUNICIPAL DE SOUSA, COM APOIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE EPILEPSIA E A GAPERS (GRUPO DE APOIO AO PORTADOR DE EPILEPSIA DA REGIÃO DE SOUSA); PROMOVEU NO AUDITÓRIO DA UFCG , O PRIMEIRO SIMPÓSIO DE EPILEPSIA E SAÚDE MENTAL DA REGIÃO DE SOUSA, O SIMPÓSIO TEVE A PRESENÇA DO PREFEITO FÁBIO TYRONE, DO SECRETÁRIO GILBERTÃO ENTRE OUTROS QUE FAZEM PARTE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, TAMBÉM TEVE A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE Dra. LI HUI LING E DO HOMEM MAIS ALTO DO BRASIL "NINÃO".


PREFEITO FÁBIO TYRONE
SECRETÁRIO GILBERTÃO
NÚBIA ACS
MANOEL ACS
NINÃO
NINÃO E IVANEIDE TÉC. DA ESF-IX
        
fotos: Núbia acs

quinta-feira, 14 de abril de 2011

TEMOS QUE VOLTAR A FAZER MOBILIZAÇÃO PARA QUE ATÉ O FINAL DE JULHO/11 O PISO SALARIAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE SEJA CONCLUÍDO!




Precisamos continuar mobilizados, conto com todos os ACS e ACE do nosso pais, a instalação de uma nova Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias ira debater a instalação do nosso piso e plano de carreiras, e a regulamentação da Emenda Constitucional nº 63.


Os Avanços para os agentes de saúde dependem da aprovação de um Projeto de Lei que ainda vai ser encaminhado pelo Executivo, A nossa Constituição já nos dá esse direito.Precisamos continuar mobilizados, conto com todos vocês acs/ace.


Na primeira sessão da Câmara Federal, , já apresentei requerimento para ser instalada a nova Comissão Especial, que irá dar sequencia aos debates visando a regulamentação da EC 63 objetivando a implementação do nosso plano de carreiras e piso salarial. Necessitamos continuarmos com nossa mobilização.

Continuo na luta, pois a Constituição já nos dá direito a termos um piso. A nossa luta agora é regulamentar a aplicaçao deste piso. A regulamentacão do piso e do plano de carreiras dos acs/ace tera força total somente a partir de abril de 2011 é que voltaremos a debater o assunto, Temos que voltar a fazer mobilizaçao para que até o final de junho/2011 tudo esteje devidamente implantado:
 fonte: a voz do acs


quarta-feira, 13 de abril de 2011

PARLAMENTAR ESCLARECE LEI QUE REGE RELAÇÃO DE AGENTES DE SAÚDE COM OS MUNICIPIOS

Parlamentar esclarece lei que rege relação de agentes de saúde com prefeituras
Redação 24HorasNews


Cerca de 30 secretários municipais e conselheiros de saúde de Mato Grosso receberam esclarecimentos sobre a legislação e contratação dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias.
A explicação do tema foi feito pelo deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT), presidente da Frente de Apoio a Agentes de Saúde e de Combate a Endemias, na terça-feira (12), em reunião convocada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT). O conselho delibera sobre ações do setor no Estado.
A reunião ocorreu devido ao impasse entre prefeituras, secretários de saúde e agentes de saúde sobre a forma da contratação deles, se temporários ou por processo seletivo, como prevê a Emenda Constitucional Nº 51, em vigor desde 2006, e regulamentada pela Lei Federal 11.350, também do mesmo ano.
A emenda e a lei determinam que “a contratação de agentes comunitários de saúde e de agentes de combate às endemias deverá ser precedida de processo seletivo público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade de suas atribuições e requisitos”.
Os prefeitos, entretanto, têm recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para rescindirem contrato temporário dos agentes. Cerca de 60 gestores de municípios efetivaram profissionais nessa condição nos últimos anos.
Antes tinha só portaria do ministro, agora não tem um arcabouço jurídico inserido na Constituição Federal”, diz Valtenir. “Temos dois extremos. Uma situação que não tinha nenhuma legislação e agora temos uma emenda constitucional, uma Lei que organiza a atividade, uma portaria que exige até a remuneração para os agentes”.
A secretária de Saúde de Denise, Clestiane Molina, afirma que ninguém deve chegar e dizer que o gestor, o secretário de saúde não quer pagar os agentes de saúde. “A portaria do ministro diz que o recurso é para custeio. O município pode colocar R$ 545, R$ 700 e tem município da região como a minha que paga até mil reais”.
A Portaria Nº 2.008, de setembro de 2009, do ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, fixou um incentivo financeiro do governo federal aos municípios e Distrito Federal para os profissionais no valor de R$ 651 mensal por agente. O valor tem validade para o mês de competência de julho daquele ano.
Clestiane diz que os secretários seguem a lei sobre gestão responsável nos municípios. “Esclareço aos agentes dos municípios que secretário não é vilão, não é contra agentes comunitários de saúde. Mas temos que cumprir a lei de gestão”.
Confronto
A presidente do Cosems/MT, secretária de Saúde de Carlinda, Andréia Fabiana dos Reis, solicitou aos colegas que os municípios utilizem o conselho como interlocução entre as prefeituras e a associação dos agentes de saúde. ”As pessoas estão olhando o nome do senhor deputado e colocando em confronto os secretários e os agentes de saúde”, conta, sem detalhar.
A presidente da Associação dos Agentes Comunitário de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Estado de Mato Grosso (Adacse-MT), Dinorá Magalhães, informa que há muita maldade no interior entre alguns políticos que colocam os secretários de saúde contra os agentes.
A associação está à disposição de vocês, temos o apoio do deputado Valtenir Pereira com a frente parlamentar. E nós não vamos nos municípios para colocar os agentes contra vocês secretários”.
Ela diz que o SUS é o melhor plano de saúde que o Brasil tem. “O SUS paga exames de saúde caro, mas quando chega a população que precisa, ele falha”.
Desde de 2007, quando foi montada a frente, o deputado federal Valtenir Pereira atua em favor da regulamentação da atividade e da profissão dos agentes de saúde e de combate a endemias.

fonte: blog do acs Eliseu

13 DE ABRIL DIA DO BEIJO



Dia 13 de abril é o Dia do Beijo e para comemorar a data nada melhor do que distribuir beijos para as pessoas que você gosta ou encher uma pessoa especial de beijinhos.

Há beijos fingidos ou frios, ardentes, por obrigação ou superdesejados. Existem os aderentes, provocantes, sonoros, secos e molhados. Existem, enfim, milhares de formas de beijar e neste assunto sempre haverá o que aprender.

Os beijos são a primeira estratégia de sedução. Depois de muitos olhares e palavras, o beijo é o primeiro passo para o contato físico. Por isso é superimportante que você saiba dar beijos adequados para cada momento e, também, saiba bem como beijar.

Beijo

O beijo

É a forma mais simples de demonstrar de carinho, afeto, amor, amizade.

Movimenta 29 músculos, sendo que 17 músculos são da língua.

Queima o excesso de calorias.

Libera um hormônio chamado serotonina, que eleva o humor e produz uma sensação de bem-estar e felicidade.

Em uma época que é prática comum entre os beijoqueiros de carteirinha beijar primeiro e conhecer o dono da boca depois ou mesmo competir com amigos para ver quem beija mais em uma balada, quem tem o privilégio de ver o mundo desaparecer durante alguns segundos, sabe valorizar um bom beijo.

Um beijo nunca é igual ao outro. Nem mesmo beijando a mesma pessoa. O beijo bom vem da prática e da intimidade. Não há regras e mesmo que elas existissem, ninguém se lembraria na hora H.

Tipos de Beijos

O doce
O derretedor
O apaixonado
fingidos ou frios
ardentes
por obrigação
superdesejados
aderentes
provocantes
sonoros
secos
molhados
De língua,
Selinho
No rosto
Roubado
De amor
De irmão
De amigo
De pai
De mãe


Vale qualquer tipo de beijo para comemorar: de língua, selinho, no rosto, roubado, de amor. Beijo de irmão, de amigo, de pai e de mãe. História do beijo

Não se sabe quem instituiu o Dia do Beijo e nem ao certo quando o beijo surgiu. Há quem diga que foi no ano 500 antes de Cristo, na Índia. Já Charles Darwin acreditava que o beijo era uma evolução das mordidas que os macacos davam no parceiro nos ritos pré-sexuais.

Há também quem diga que o beijo surgiu das lambidas que os homens das cavernas davam em seus companheiros em busca de sal. Ou ainda uma variante de um gesto de carinho das mulheres das cavernas que mastigavam o alimento e o colocavam na boca de seus filhos pequenos.

Existem, enfim, milhares de formas de beijar e neste assunto sempre haverá o que aprender.

Os beijos são a primeira estratégia de sedução. Depois de muitos olhares e palavras, o beijo é o primeiro passo para o contato físico. Por isso é superimportante que você saiba dar beijos adequados para cada momento e, também, saiba bem como beijar.

15 coisas para FAZER ao beijar

1. Suavidade, sempre: mova seus lábios suavemente. É a melhor forma de quebrar o gelo

2. Suavidade, de novo: trate de seguir o ritmo da outra pessoa se é suave, ou impor o seu, se não está confortável, mas evite afobação

3. Não à mesmice: mude os movimentos da boca e da língua para descobrir sensações novas.

4. Boca limpa: escove sempre muito bem os dentes. Nada pior do que dentes sujos ou com tártaro.

5. O ambiente também importa: se você estiver planejando o primeiro beijo com aquela pessoa especial, escolha um momento romântico e um lugar legal. Os beijos sempre ficam melhores quando o resto ajuda.

6. Mantenha a expectativa: se beijar é bom, manter o interesse da outra pessoa é ainda melhor. Não fique beijando o tempo inteiro... saiba a hora de parar um pouco, conversar e dar um tempinho antes de começar de novo.

7. Diminua o ritmo na hora certa: antes de parar o beijo, dê uma esfriada nele. Não é muito legal deixar a outra pessoa na vontade...

8. Perfume, sim: um cheirinho agradável no pescoço sempre é legal. Mas cuidado para não exagerar...

9. Abrace e acaricie: ao beijar alguém, você não tem que parar de fazer tudo. Use as mãos para fazer carícias e abraçar a outra pessoa. Cafunés são fundamentais...

10 Relaxe!: a melhor forma de dar um bom beijo é disfrutá-lo e o sentir. Ou seja, não adianta ficar tremendo na hora H.

11. Escolha bem a pessoa: beijar por beijar nem sempre é legal. Escolha bem a pessoa, a ocasião... escolhas erradas sempre dão resultados ruins.

12. Use os dentes: umas mordidinhas nos lábios são bastante excitantes para a maioria das pessoas. Vá com calma, mas não deixe de experimentar.

13. Feche os olhos: assim você poderá se concentrar no que está fazendo. Fora que é muito desagradável beijar alguém que está sempre de olhos abertos... parece que está procurando outra pessoa mais interessante para beijar, não?

14. Sorria depois: mostre à outra pessoa que você gostou do beijo. Se você ficar com uma atitude séria, vai parecer que o beijo foi horrível.

15. Dê um selinho ao parar: quase todo mundo gosta. Depois de dar aquele beijo de parar o trânsito, ao terminar, volte e dê só um selinho. Isso deixa a outra pessoa com vontade de beijar mais...

quinta-feira, 7 de abril de 2011

MAIS UMA VEZ FALTA MÉDICO!!!

AS ÂNCORAS DE CAIÇARA E CARNAUBINHA SOFREM MAIS UMA VEZ COM A FALTA DE MÉDICO, TENDO EM VISTA QUE O MÉDICO FRANCISCO QUEIROGA GADELHA "Dr. CHICO DE CLOTA" NÃO MAIS COMPÕE A ESF-XX, ALEGANDO A DIFICULDADE DE ACESSO E A MÁ ESTRUTURA DOS POSTINHOS DAS ÂNCORAS, AS COMUNIDADES ACLAMAM PELA REFORMA DOS POSTOS E TAMBÉM DAS ESTRADAS VI SINAL QUE LIGAM AS COMUNIDADES A SEDE DE NOSSO MUNICÍPIO.

Luto: Falece o empresário Geraldinho da Farmácia


A Equipe do Blog Sousa em Foco vem por meio desta se solidarizar com a família do nosso parceiro, e mais do que isso, nosso leitor de todos os dias, o empresário Geraldinho da Farmácia Santana em virtude de seu falecimento prematuro. Geraldinho que sempre foi um incentivador do jornalismo sousense, apoiando e patrocinando jornadas esportivas, programas de Rádio-jornalismo e também, como era o caso do Sousa em foco, sites de notícias, ele era um cidadão da mais alta credidibilidade e sensatez. É uma pena que pessoas como coração bom como era o caso de Geraldinho se vá assim, tão cedo.
De modo que reiteramos nossas condolências a esposa à família e amigos nesse momento de dor.



Jackson Queiroga do Sousaemfoco

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Reunião Entre Prefeitos da Região de Sousa Discute Problemáticas da Saúde e do Lixo Urbano


Na manhã desta quinta-feira (31/03) estiveram reunidos no Centro de Reabilitação de Sousa, os prefeitos dos municípios de Sousa, Vieirópolis, Aparecida, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Nazarezinho, Santa Cruz entre outros.
Em pauta o consórcio intermunicipal de Saúde e a construção e adaptação nos municípios dos novos aterros sanitários de acordo com a atual legislação ambiental

De acordo com o prefeito Fábio Tyrone, todos os municípios têm papel fundamental na gestão do meio ambiente, e para solucionar esses graves problemas a união é fundamental para que ocorra o total cumprimento das metas e da nova legislação ambiental.

Outro objetivo da reunião foi a discussão da aprovação do Município de Sousa no consórcio para o tratamento e depósito do lixo e a construção dos aterros sanitários em Sousa e em Santa Cruz, criação de cooperativas, desenvolvimento de grupos de trabalho municipais, compra do lixo e outros problemas e soluções envolvendo o lixo.
 
fonte: máriogbsonrepórter