15 mil farmácias vão distribuir remédios grátis para pressão alta e diabetes
Remédios para tratamento de hipertensão (pressão alta) e diabetes vão ser oferecidos de graça pelos estabelecimentos que participam do programa Aqui Tem Farmácia Popular, em que drogarias privadas oferecem os medicamentos com desconto por meio de uma parceria com o governo federal, que paga 90% do valor do produto. No caso dos remédios para essas doenças, o paciente não vai precisar pagar nada.
A distribuição gratuita dos remédios deve começar no próximo dia 14. De acordo com o governo, 15 mil farmácias participam do programa – elas têm o selo Aqui Tem Farmácia Popular, que indica a participação no projeto.
A hipertensão é a doença crônica que mais atinge os brasileiros. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados no ano passado indicam que 14% dos brasileiros têm pressão alta. O Ministério da Saúde diz que 33 milhões de brasileiros são hipertensos e que 22,6 milhões (80%) se tratam pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
O aumento da pressão sanguínea nas artérias deixa o paciente mais vulnerável a complicações como derrame cerebral, infarto do miocárdio, aneurismas ou lesão renal. A pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9; o normal é 12 por 8.
De acordo com o ministério, o Brasil tem 7,5 milhões de diabéticos. O diabetes é uma doença em que a insulina do corpo (um hormônio importante na passagem do açúcar do sangue para dentro das células) é destruída ou não age de forma adequada. Sem insulina, a glicose não chega até as células, que precisam dela para produzir energia.
O governo diz que o aumento do problema pode ser atribuído a fatores como má alimentação, falta de atividade física e estresse.
– O envelhecimento da população também contribui com o aumento da prevalência dessas doenças. Fatores genéticos devem ser considerados.
Atualmente, o Aqui Tem Farmácia Popular oferece 24 tipos de medicamento com 90% de desconto para doenças como hipertensão, diabetes, asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma. Fraldas geriátricas também estão disponíveis.
Para ter acesso aos remédios, é preciso apresentar CPF, documento com foto e receita médica.
fonte: máriogbsonrepórter.
Prezado senhores faço uso dos medicamentos Azukon mr 30 gr Gliciaida, Glifage Xr cloridrato de metfomina 750 mg e besilato de anlodipina 10 mg,
ResponderExcluire não consigo encontrar nas farmacias que distribuem os mesmos gratuitamento pelo programa do governo.
Peço orientação como devo proceder para que eu seja beneficiado , aonde deve encontralo.
Moro em Salvador -Bahia-Brasil
Aguardo resposta.
Jorge Freitas Cerqueira tel-71-3393-2022. e-meio jorgediac.freitas@hotmail.com