O BLOG QUE SEMPRE SAI NA FRENTE!!!

O BLOG QUE SEMPRE SAI NA FRENTE!!!

quinta-feira, 31 de março de 2011

Reunião com Produtores de Alimentos Caseiros Discute Problemática da Proibição da Venda


A Prefeitura de Sousa através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Vigilância Sanitária em parceria com a EMATER realizou na manhã desta quarta-feira (30/03), no auditório da Secretaria de Educação e Desporto, reunião com médios e pequenos produtores dos municípios de Sousa, Aparecida e Nazarezinho, com objetivo de solucionar a decisão do Ministério Público e o PROCON Estadual ao proibir a comercialização de produtos como: queijo, lingüiça caseira, manteiga, doces e outras iguarias – produzidos sem atender as exigências legais e aos padrões de higiene.
Participaram também da reunião representantes do SEBRAE, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e da Câmara Municipal, representado pelo vereador Denis Formiga.
O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Caetano de Lima, ressaltou a importância dos produtores adequarem as normas exigentes.

“Ser informal não significa dizer que a produção e a comercialização estejam sendo feitas em desacordo com as normas de exigência, mas para tanto os médios e pequenos produtores devem se adequar as essas exigências, melhorando no processamento e na higienização, sem com que comprometa a saúde dos consumidores e a renda dos produtores”.

Entre algumas alternativas debatidas com os produtores foi credenciar as famílias que produzem de forma caseira, formalizando-os na comercialização e também a utilização do SIE (Selo de Inspeção Estadual) que tem como objetivo inspecionar todos os produtos de origem animal, processados em estabelecimentos registrados na SDR, que façam comércio intermunicipal, propiciando a oferta de produtos sanitariamente compatíveis com o consumo da produção.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Vigilância Sanitária estudam a implantação do SIM (Selo de Inspeção Municipal).

A Prefeitura de Sousa apóia os médios e pequenos produtores do Município, pois à comercialização de seus produtos geram riqueza e renda a dezenas de famílias, como também compreende que é indispensável a qualidade e a higiene dos produtos.



Ascom Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário