O BLOG QUE SEMPRE SAI NA FRENTE!!!

O BLOG QUE SEMPRE SAI NA FRENTE!!!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Poços serão perfurados em busca de Petróleo na Zona Rural de Sousa


Poços serão perfurados em busca de Petróleo na Zona Rural de Sousa
Mesmo após tentativas fracassadas de encontrar petróleo, tanto pela Petrobras como pela UTC Engenharia na bacia do rio do Peixe, no Alto Sertão da Paraíba, o consórcio Lábrea/Cowan Petróleo e Gás revelou que vai perfurar poço no primeiro trimestre de 2012, na comunidade de Lagoa do Forno, distante 12 quilômetros de Sousa. A perfuração do poço terá uma profundidade de 1,5 mil metros. O consórcio será o terceiro empreendimento a realizar exploração de petróleo na bacia do rio do Peixe, mas o primeiro bloco em Sousa.

O diretor-executivo da Cowan Petróleo e Gás, Guilherme Santana, informou que o investimento na perfuração do poço está estimado em R$ 3 milhões, mas se mostrou receoso diante dos insucessos das perfurações na bacia rio do Peixe pela Petrobras e UTC Engenharia.

“Depois dos resultados de inviabilidade da Petrobras e da UTC Engenharia ficamos um pouco com um pé atrás, inicialmente, para tomar a decisão de perfurar o poço. Apesar do local e do município ser outro e não o das tentativas anteriores, a bacia do rio do Peixe é a mesma. Contudo, temos esperança que desta vez possamos ter sucesso na tentativa”, declarou Guilherme Santana, ex-superintendente de planejamento da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Bicombustíveis (ANP), acrescentando que o nome da empresa que fará o serviço da perfuração não foi ainda fechado.

A Petrobras explorou três poços no primeiro bimestre deste ano no único bloco arrematado localizado no município de Santa Helena, enquanto a UTC Engenharia perfurou apenas um em uma área pertencente ao município de Triunfo. A Petrobras já entregou a área à ANP, mas a UTC Engenharia, que contratou outra empresa de serviço de perfuração, anunciou que irá realizar uma nova tentativa de perfuração na área.

Guilherme Santana informou ainda que os resultados analisados dos testes da sísmica, que indica os locais de maior concentração de óleo e gás para possível perfuração de poços, foram concluídos em agosto. Atualmente, a empresa está concluindo o planejamento da peça da licença ambiental, que será enviada em até 20 dias para a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), solicitando a perfuração do poço.

O consórcio Lábrea/Cowan arrematou o último bloco de 30 quilômetros quadrados na bacia do rio do Peixe pelo valor mais baixo entre os 12 arrematados na 9ª Rodada de Licitações da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Bicombustíveis (ANP), realizada em novembro de 2007. O bloco custou apenas R$ 30 mil para o consórcio. A Cowan Petróleo e Gás detém 90% da participação no bloco, enquanto a Lábrea Petróleo participa na sociedade com 10%. O bloco arrematado (RIOP T-75), localizado no sítio Lagoa do Forno, fica na lateral direita da bacia do rio do Peixe. Já os blocos perfurados pela Petrobras e UTC Engenharia ficavam no sentido oeste da bacia.


FOLHADOSERTAO com Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário