O BLOG QUE SEMPRE SAI NA FRENTE!!!

O BLOG QUE SEMPRE SAI NA FRENTE!!!

sábado, 3 de dezembro de 2011

Estado realizou ações e serviços no Dia Mundial de Luta contra Aids


Estado realiza ações e serviços no Dia Mundial de Luta contra Aids
Teste rápido do HIV, mobilizações e panfletagens, com distribuição de material educativo e preservativo, marcaram as atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que foi lembrado nesta quinta-feira (1º) em todo o Estado. A programação foi elaborada pela Gerência Operacional das DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde (SES). As ações foram iniciadas com um café da manhã no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, referência no Estado para o tratamento da doença.

Logo após o café da manhã, uma equipe multiprofissional com enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos realizou mais de 60 exames de testagem rápida do vírus HIV e distribuiu preservativos masculinos e femininos na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), na Capital. De acordo com a gerente operacional de DST/Aids e Hepatites Virais, Ivoneide Lucena, durante a manhã nenhum teste apresentou resultado positivo para a doença. "Precisamos conscientizar a população sobre a necessidade de uso do preservativo, pois ele evita não só a contaminação da Aids, mas também de diversas DSTs, que são facilmente transmitidas”, observou.  

Ainda como parte da programação, a SES fez parceria com estudantes e professores de cinco cursos da área de Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Alunos dos cursos de medicina, fisioterapia, enfermagem, farmácia e odontologia também realizaram testagens rápidas com as pessoas que transitavam no campus.

Mobilização – As atividades continuaram à tarde, no Hospital Clementino Fraga, com abertura solene e apresentação do humorista Márcio Tadeu. Em vários shoppings da Capital houve mobilização, divulgação e distribuição de preservativos e material educativo e de prevenção sobre a doença.

As ações alusivas ao Dia Mundial de Combate à Aids têm continuidade nesta sexta-feira (2), quando acontecerão testes rápidos, distribuição de preservativos e palestras de conscientização no auditório da Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula (Fesvip). No sábado (3), as ações acontecem no busto de Tamandaré, praia de Tambaú, com a realização de teste rápido de HIV, glicemia, verificação de pressão arterial, ginástica laboral, orientação nutricional e distribuição de material informativo.

No interior do Estado, a programação ficou a cargo das Gerências Regionais de Saúde, que distribuíram material informativo e preventivo. Nos presídios de Sousa, Patos e Campina Grande foram realizados testes rápidos do HIV para diagnóstico precoce da enfermidade. O exame também foi realizado em diversos municípios da 9ª Gerência Regional de Saúde, em Cajazeiras.

Parcerias – Para colocar em prática as ações de educação e prevenção da Aids e outras DSTs, o Governo do Estado tem buscado firmar parcerias com outros setores. Com a Educação, por exemplo, foi realizado um seminário de formação em DST/Aids e hepatites para 80 professores de escolas públicas municipais e estaduais de João Pessoa.

Ivoneide Lucena explicou que o evento foi uma iniciativa dos ministérios da Educação e da Saúde e teve como principal objetivo buscar novos parceiros nas ações de educação e conscientização para o combate e a prevenção ao HIV/Aids às Hepatites Virais. "Com esse seminário, estimulamos os professores a trabalhar essa temática com os alunos, principalmente no que diz respeito à prevenção”, disse.

Feminilização e grupos vulneráveis – Outra ação que vem sendo trabalhada pela SES é com relação ao Plano Estadual de Enfrentamento à Feminilização da Aids e os grupos considerados como "vulneráveis”, a exemplo das profissionais do sexo e das pessoas privadas de liberdade. Nesses dois públicos, a secretaria vem realizando testes rápido para o diagnóstico do HIV, com distribuição de preservativos e gel lubrificante.  A ação acontece em todo o Estado.

Folhadosertao com secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário