Os moradores da cidade de Sousa no sertão da Paraíba estão vivendo em clima de terror com medo de uma epidemia de “gripe suína”, causada pelo vírus influenza A (H1N1). O temor é em função da ligação de muitos moradores de Sousa com a cidade de Pedra Branca no Ceará, onde já foram notificados 534 casos da gripe.
O que tem provocado o pânico na cidade, é que recentemente um grupo de pessoas veio do Ceará participar de uma vaquejada e um dos visitantes passou mal em função de uma forte dor de cabeça.
Na época o rapaz foi levado para o Hospital Regional de Sousa, foi medicado e depois liberado, uma vez que o médico descartou a possibilidade de ser a gripe suína.
Os moradores de Sousa estão ligando para as emissoras de rádio e manifestando a preocupação com a doença, já que no Ceará já foram notificados casos em Quixadá, Boa Viagem e Quixeramubim.
Um fato que também esta preocupando os sousenses, é o movimento de romeiros para a cidade de Canindé para pagar promessas. O movimento nas farmácias de Sousa também aumentou, já que as pessoas querem tomar a vacina e na cidade não existe estoque suficiente para atender a população.
Sintomas da gripe suína:
Os sintomas são muito similares aos de uma gripe comum ou mesmo aos da dengue. O paciente com gripe suína tem febre acima de 39ºC, falta de apetite, dores musculares e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta, náusea, vômito e diarreia forte.
O período de incubação da gripe - o tempo até que a pessoa desenvolva os sintomas - é de entre 24 e 48 horas, embora não haja confirmação de um padrão para o atual surto.
FOLHADOSERTAO com Paraiba.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário