Sousa realizou nesta segunda- feira (06) a 4ª Conferência Municipal de Saúde. O evento com tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro com Equidade” foi realizado pela manhã e tarde no auditório da Universidade Federal de Campina Grande – Centro. E discutiu as propostas que nortearão a saúde do município durante os próximos quatros anos.
A conferência foi organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria de Saúde é fruto da convocação do Conselho Nacional de Saúde para realização da 15ª Conferência Nacional que será realizada em Brasília, durante o mês de setembro, e abordará ainda os seguintes eixos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade, Participação e Controle Social, Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde, Financiamento do SUS e Relação Público- Privado, e Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde.
“A conferência serve para oxigenar os profissionais de saúde, levantado temas que realmente importam a exemplo da ampliação do acesso à saúde, o financiamento da saúde”, afirmou o palestrante Nelson Calsavara, Assessor do COSEMS-Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba.
Os profissionais de saúde enfatizaram a importância da conferencia, “A conferência serve de instrumento de escuta, para que possamos discutir o que acontece no município de Sousa, suas dificuldades e procurar alternativas de solução”, disse Laura Della Nobrega.
Estabelecidas em 1988 pela Lei Federal 8.142, as Conferências de Saúde funcionam como fóruns de deliberação e discussão de diretrizes para a saúde pública para os quatros anos seguintes. O conjunto de instruções é proposto pelos participantes dos encontros, promovendo ampla participação popular. Esses encontros estimulam a participação social e o protagonismo do cidadão na formulação de instruções que guiarão a execução de políticas públicas, conforme os anseios dos usuários.
Fonte: Decom
Nenhum comentário:
Postar um comentário