O BLOG QUE SEMPRE SAI NA FRENTE!!!

O BLOG QUE SEMPRE SAI NA FRENTE!!!

quinta-feira, 2 de julho de 2015

A.A 80 ANOS RESGATANDO, RESSOCIALIZANDO E SALVANDO VIDAS

Aniversário de A.A.

     

O ENCONTRO DE BILL W. COM O DR. BOB

billbobO encontro aconteceu no domingo 12 de maio de 1935 - Dia das Mães - com a condição imposta pelo Dr. Bob de não durar mais de quinze minutos. “Chegamos lá – na casa de Henrietta às 17h00, e eram 23h15 quando saímos”, contou depois o próprio Dr. Bob, que compareceu acompanhado por sua mulher Anne.
 Os dois ficaram a sós e Bill fala de sua experiência alcoólica, o sofrimento, as promessas, os fracassos, da visita de Ebby e sua mensagem simples: um alcoólico falando com outro alcoólico; porém, foi através da citação do Dr. William Duncan Silkworth identificando alcoolismo como uma doença caracterizada por uma obsessão mental seguida de uma alergia física, que o Dr. Bob subitamente compreendeu o que lhe afligia; como médico, nunca tinha pensado nessa possibilidade. Passada mais de cinco horas de compartilhamento e reciprocidade produziu-se a identificação necessária entre dois alcoólicos que falando de si próprios, um para o outro, conseguem manter-se afastados da bebida, e desta constatação deriva toda a proposta de A.A.
Bill ficou hospedado na casa dos Smith em Akron. Algumas semanas após, o Dr. Bob foi participar da Convenção Médica Americana no hotel Atlantic City, em Nova Jersey; bebeu o tempo todo e ao voltar para casa teve um apagamento que durou mais de 24 horas e levou três dias para ficar sóbrio.

NASCE “ALCOÓLICOS ANÔNIMOS”

No dia 10 de junho de 1935, o Dr. Bob tinha agendada uma cirurgia no City Hospital de Akron, onde trabalhava; Bill observou que ele não teria condições de segurar o bisturi devido à tremedeira e ofereceu-lhe uma garrafa de cerveja. A operação foi bem sucedida e aquela cerveja foi a última bebida alcoólica que o Dr. Bob tomou.
Embora tenha havido outras datas importantes na historia de A. A., devido a este fato, é de acordo geral que Alcoólicos Anônimos começou lá, em Akron, no dia 10 de junho de 1935.
No dia seguinte, o Dr. Bob propôs a Bill trabalharem juntos ajudando outros alcoólicos.
Após um tempo de trabalho, Bill e Dr. Bob se encontraram em Akron e avaliaram os resultados do movimento: contabilizaram uns quarenta casos de sobriedade, incluindo eles próprios – Bill três anos e Dr. Bob dois anos e meio. Entenderam que o resultado era animador e prenuncio de uma reação em cadeia e “possivelmente um dia poderia atingir o mundo inteiro”. Deduziram que o programa de recuperação, que tinha sido aperfeiçoado durante esse tempo funcionava, e se perguntaram: “como pode essa experiência ser compartilhada e a mensagem difundida? Consideraram então, que deveriam pôr no papel seus métodos; escrever um livro para servir como texto básico e contar a historia e as experiências dos primeiros tempos da Irmandade e, sem distorções, levasse aquela mensagem aos lugares onde não poderiam ir pessoalmente. Ao saber disso, os membros e amigos aprovaram a ideia de se escrever o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário