O BLOG QUE SEMPRE SAI NA FRENTE!!!

O BLOG QUE SEMPRE SAI NA FRENTE!!!

sexta-feira, 3 de julho de 2015

QUAIS AS RAZÕES PARA IR A UM PSICÓLOGO!!!


Ainda hoje é muito comum escutarmos as pessoas negando à visita a um psicólogo, pois, como verbalizam, “não estou loco”. Infelizmente, tal comportamento impede que problemas simples sejam resolvidos com maior facilidade por adiamento dessa visita. Diante de tal medo do paciente, cabe ao psicólogo, trabalhar em consulta tais medos e, deixar que o paciente fale qual sua definição de loucura, que por vezes, vêm carregadas de estereótipos, ou seja, de rótulos que foram colocados em doenças mentais durante o longo dos anos e assim, desmistificar tais preconceitos. Sendo assim, psicólogo não é “médico de louco”, mas sim, alguém que estuda os fenômenos mentais e comportamentais com o objetivo de orientar os indivíduos a enfrentar suas dificuldades emocionais, medos, ansiedades e desejos,ajudando-os a encontrar um ponto de equilíbrio diminuindo o sofrimento psíquico.
A procura de um profissional pode, e geralmente vêm, por sugestões de colegas ou, no caso de crianças, por indicação escolar ou dos próprios pais (cuidadores). Por vezes essa procura é feita pelo próprio paciente, como conseqüência de problemas que não esteja conseguindo lidar por si só; mudanças repentinas de vida; insatisfações pessoais, familiares ou de casal, ou mesmo por vontade de maior autoconhecimento.
Transtornos mentais comumente presentes no setting terapêutico atualmente, muitas vezes são indicações de psiquiatras, os quais não dispensam o auxílio psicológico como parte fundamental no tratamento, são os casos de: depressão, transtornos alimentares, transtornos de ansiedade (pânico), transtornos de humor (Transtorno Bipolar...) entre outros.
Desta forma, são inúmeras as razões que levam uma pessoa a procurar um psicólogo. Cabe ao profissional indicar o tratamento mais adequado, explicando o processo e esclarecendo todas as dúvidas do paciente que vem procurar por ajuda.
Ressalto a importância de um ambiente e um profissional acolhedor, pois o primeiro passo desse indivíduo que decide encarar abrir sua intimidade contando-lhe detalhes de vida e sofrimento, não é tarefa fácil.

Fonte - http://psicologiaesaudemental.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário